TANGERINA MURCOTE
Nome científico: citrus sinensis x citrus reculata
Árvore de porte médio a grande atingindo alta produtividade. Seus frutos possuem casca aderente de coloração intenso, muito suculentos, de maturação meia estação. Sua finalidade comercial é, principalmente, para produção de suco. Embora pareça, a murcote não é uma tangerina, mas um híbrido resultante do cruzamento da tangerina com a laranja doce .
Os frutos de murcote são mais aromáticos. A casca tem espessura fina, levemente rugosa e rica em glândulas com óleos essenciais. O tamanho é médio, com peso em torno de 130 g
Plantada em um vaso retangular grande , esse exemplar foi plantado de lado para que a arvore fivasse enclinada.
Quando espremida, a fruta libera um óleo ótimo para perfumar licores e cafés.
Com um pedaço ao natural, sem a casca é o que nós chamamos de gim, uma parte d aarlore sem a casca dando a impresão que é uma parte morta na arvore.
O se fruto deliciosa ao natural, é versátil também na cozinha. Seu suco pode ser usado em sorvetes, gelatinas, musses, bolo, caldas, molhos e marinadas para aves e frutos do mar. Já os gomos entram em saladas doces e salgadas.
O seu conteúdo em fósforo e cálcio favorece o desenvolvimento do esqueleto, e a presença do magnésio tonifica as articulações e os músculos. É rica em sódio e vitaminas A, B1 e C.
Alem de ser um ótimo exemplar para se praticar a arte do bonsai.
RENATO BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário